quinta-feira, 21 de maio de 2009

Hábitos Caninos

http://www.foundshit.com/images/dogs024.jpg
O meu cão só dorme com a música de Steven Halpern ou Singh Kaur. Se eu não retirar o ruído da TV, ele coça-se e coça-se numa inquietação contínua. Claro, eu sei que o moço já está velhote, mas optar pelas melhores músicas, é estranho para um canídeo.
Eu costumo dizer que ele é um cão «telepata», porque percebe tudo o que eu digo, mesmo quando não o digo. Temos sinais determinados de mão, como para os surdos, que significam ordens - portanto não é necessário a ordem vocal. Ainda assim, ele entende visualizando, o que é extraordinário. Conhece os sentimentos das pessoas pelas expressões faciais. E mais não sei quantos milhões de odores que recebem continuamente e que nós não detectamos - desde a adrenalina do medo, e outras coisas mais espantosas que nós desde que deixámos de nos considerar «animais» já não temos a menor noção.
Talvez seja por esse divórcio da Natureza que tenhamos tanto empenho em tê-los presentes actualmente, mesmo sem necessidade, como se «eles» nos fizessem lembrar de algo.
Lembro-me em 82 quando estava em Bruxelles que a lei era tão rigida em relação a animais que, acaso fossem atropelados por um carro na rua, o julgamento era feito tal qual fosse uma criança!
Isso tornou-se assim porque os Belgas quando invadidos pelos Alemães na 2ªGG, quando não tiveram mais nada para comer........... comeram os seus cães! E jamais esqueceram isso.
Esta estranha «matilha» criada entre os humanos e os canídeos é muito difícil de explicar. Porque ambos temos hábitos idênticos de companhia e compartilhamento.
É interessante ler alguns estudos sobre «comportamento de matilha» e entendê-los na espécie humana.
Não sei quem se integrou em quê! Se foram os lobos que se transformaram em cães, para serem dóceis associados aos humanos, se os humanos foram feericamente buscar os lobos para compreenderem os seus próprios comportamentos. Seja como fôr, a sociedade resultou em amor!
O que é mais espantoso é que os cães nos entendem de uma maneira tão extensiva e quase telepática que conseguem detectar as pessoas de quem não gostamos... e ladram e afastam-nos!
É extraordinário. Mesmo que nunca tivessemos tido uma discussão com aquela pessoa, os cães sabem que «as suas vibrações» não condizem connosco. Mesmo que nunca a tenhamos conhecido... afastam-no de nós.
A inteligência canídea é algo cuja leitura é algo descurada.