segunda-feira, 4 de maio de 2009

As Incrueldades

Conversações Com Dmitri e Outras Fantasias
Agustina Bessa-Luis é uma mulher formidável a nível literário. Impiedosa também.
Escreveu um pequeno livro - algo extraordinário - «Conversações com Dmitri e Outras Fantasias», porque se insinua como uma espécie de «Ficções» de J.L. Borges. Assaz ousado. Mas, Agustina Bessa-Luis sempre foi uma grande escritora com um «ego» ainda mais entusiástico que um sexo masculino antes da erecção! Mas com mau feitio.
Ainda assim, tem textos de uma beleza inigualável.
«Maximina não se sentava nunca, parecia prestes a desaparecer, pálida de orgulho, um pouco descontente; coçava a verruga do nariz com o leque de papel adamascado». (Maximina, in Conversas com Dmitri)
Mas o texto mais extraordinário de todo o livro é «REGINA».
«Pareceu-me jovem demais, vulnerável porque assim se adornava de inexperiência. Mas na realidade possuía poderes inconcebíveis (...) sempre era desajeitada com os gestos mais comuns e que toda a gente era capaz de executar sem falhas.  Isso tornava-a imediatamente candidata a um certo desprezo. (...)
«O restaurante estava cheio, e numa das mesas comiam seis alemães, com ordenada curiosidade, o prato regional que tinham encomendado e que o guia lhes aconselhara. De repente um deles sentiu o olhar de Regina, perverso de tão destituído de intenção; e perturbou-se. Tentou munir-se de rancor e de desdém, mas ela não correspondia a nenhuma dessas situações. Era transparente até à renúncia de todo o sentimento. O rapaz ficou subitamente desesperado. Regina voltou timidamente o rosto, e eu percebi que ela dava por encerrado aquele pequeno massacre do entendimento humano (....).
LIVRO BELISSIMO..................... «Conversações com Dmitri e Outras Fantasias». O editor é «Na Regra do Jogo».
APROVEIEM A «FEIRA DO LIVRO»................ ESTÁ EM SALDO.