sexta-feira, 17 de abril de 2009

GASTRONOMIA

Para meu amigo Fernando Itzansky do Canadá.
Vou te dizer como surpreender toda a gente na tua «Caldeirada à Portuguesa».

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAhXKPa64WRNnk8EXoWKyOFkWTLEwtThsM9It-eRvQig5Fsu67WbS6ZcoVZvBXOvBlM0dhgQPtkcgGAIMZ3UQjDzqLuaDVfVqzEaK74h_vP62-S_AhL-fpAGw3V1xEDWYGE7E45bhtHnE/s400/Caldeirada+3.jpg
Fazes as camadas de peixe como eu te disse, com bivalves na base. Cebola em seguida, tomate e pimento e depois o peixe. Tens sempre que usar «Requeime» (sabe a Labosta) -- cuidado com os picos porque dão graves infecções se fores picados, é melhor comprar já limpo.
Tenta pôr as batatas longe do pimento porque não cozem bem com o ácido e ficam 'entaloadas'. Põe sempre grandes quantidades de cebola entre o pimento e as batatas, porque de alguma maneira restringem esse fenómeno.
Por cada camada de peixe coloca um camarão tigre, grandalhão, e uma sardinha.
E agora vai o segredo. Compras daquelas ovas grandes de «ovas de bacalhau».... Mas apenas as cozes e retiras em seguida. Podes usar imenso os coentros, porque o bacalhau e as ovas dá um gosto muito especial.
Quando servires o prato, podes cortar as ovas em rodelas e incorporar no prato. Se quiseres guardar segredo do gosto inusitado -- não sirvas as ovas... come-as tu.... ehehehe!
Aqui tens uma «Caldeirada à Moda do jophnjohn»