terça-feira, 3 de março de 2009

Top Players

Deve ser a minha fase de aconselhamento hoje. Coisa rara!
Em relação aos «players» que a internet apresenta disponíveis e gratuitos. Isto para quem tem o computador ligado ao Stereo da sala.
Para quem funciona na plataforma Linux não há dúvidas sobre isso: Amarok - não vão buscá-lo para a plataforma Windows porque é pesadissimo (200MB) e não funciona como no Linux. É portanto um peso inútil.
Para quem funciona no Windows há inúmeras escolhas: Winamp, KMPlayer, GOM, claro para não falar dos clássicos WMP e o RealPlayer.
Quanto a mim o mais sofisticado - e mais complicado - é o KMPlayer, contudo a capacidade de reprodução a nível técnico é «AAAA» a nível audio e imagem. E tem uma coisa extraordinária: inclui todos os Codecs necessários para passar as coisas mais estranhas e mesmo ilegais. O GOM faz idêntico mas com qualidade inferior. Mas é mais intuitivo e desenvolve o seu raciocinio informático mais rapidamente.
O Winamp para pessoas de mente lógica é absolutamente a solução. É organizado e tem capacidade de aceder a URLs muitissimo mais rapidamente que o KMPlayer, onde andamos a pensar onde meter o ficheiro de forma aplicável de imediato.
Mas o som final em ligação de Stereo de sala é de facto o KMPlayer. Ou o Amarok em Linux. De alguma forma procuram o surround system e executam-no de forma brilhante.
Vale a pena perder uma hora a tentar perceber os conceitos.