sábado, 14 de fevereiro de 2009

Thick as a Brick


Um amigo meu do Canadá enviou-me via Net o album com gravação original dos Jethro Tull, Thick as a Brick, de 1972. Ainda me recordo do album em vinil que vinha com um cover de papel de capa de jornal. Na altura, como não tinhamos designação para aquele tipo de rock, chamámos-lhe "rock sinfónico". Igualmente aos seus seguidores, Emmerson,Lake and Palmer, YES, Camel, Gentle Giant, Rick Wakeman e mesmo Klaus Schulze - a que já denominávamos de Rock Espacial. Depois os burocratas instalaram tudo na denominação de Progressive Rock (que sabe-se ser uma designação que inclui músicas Rock com tratamento clássico como os do YES e do Emmerson Lake and Palmer, mais os albuns de Genesis com o saudoso Peter Gabriel) - o que eu acho totalmente errado, mas absolutamente "arquivado".
Jethro Tull não pode ser determinado em qualquer parte do Rock. É tão original que simplesmente não tem classificação. O título do album em si mesmo perfigura uma condição: "Burro que nem um calhau".
As histórias dos poemas que acompanham as músicas dos grupos musicais que fizeram o Rock Sinfónico são um "case study", como se diz actualmente.
Vejamos, "The Lamb Lies Down on Broadway", dos Genesis, trata-se de uma longuissima história psicadélica dificilmente seguida desde o início ao fim. Sobretudo porque a música constrói o texto poderosamente em conceitos e insinuações de sentimentos. A música pode fazer isso quando é bem conduduzida por referências dramáticas - Wagner sabia isso! No texto musical dos Genesis... conduz-nos a imagens e ideias que nos seduzem ou nos conduzem à abominação! Tal como os "YES" nos album 'Fragile', ou 'Tales From Topographic Oceans'.
A compreensão naquela altura de que a música podia levar à definição emocional de textos literários: é brilhante!, e foi mais tarde levada às universidades para servir políticos.
A cultura do marketing politico começou quando se compreendeu que o psicadelismo musical era vastamente influente no público em geral. Aí, transformou-se a Política em espectáculo, ao bom jeito de Caesar e Roma antiga: Pão, Circo e Sangue.
Como os padrões podem ser tão óbvios e repetitivos!
Ainda assim, o album «Thick as a Brick» dos Jethro Tull é dos fenómenos de música Pop mais fascinantes, porque erradicou definitivamente a fronteira entre a 'dita' música clássica das construções populares.
Para os mais novos que nunca tenham ouvido, o eMule tem o album disponível a 1 hora de download. Para os coleccionadores: comprem o album e paguem direitos de autor... convém! que os moços recebam os direitos pela sua propriedade intelectual.