quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O Bem e o Mal e o comportamento Bipolar e os Chakras

Dantes chamava-se Esquizofrenia a pessoas que tinham mudanças de humor alternativo entre o eufórico, o depressivo e o improvisativo. Por paradoxal que possa parecer quase todos os artistas foram considerados -uns mais que outros - esquizofrenicos pela psicologia aplicada. Em primeiro lugar porque a «criatividade» depende sobretudo do não condicionamento psicológico social, o que é importante para a criação. Em seguida porque é a extrapolação da dôr humana levada ao dramático, que é a encenação da vida de forma teatral, a criação de personagens, de temas básicos e simbólicos para a sobrevivência da inteligência humana, como a compreendemos actualmente.
A sobrevivência da espécie humana esteve sempre muito ligada à simbologia e à capacidade de criar o drama. Até os animais que conviveram connosco desde há milénios e se fizeram parte da nossa comunidade, como os cães, os antigos lobos, sabem interpretar as emoções humanas olhando o nosso rosto - conseguem ver a preto e branco o que lhes retira a ilusão das nuances da cor. Não é em vão que a fotografia a preto e branco foi sempre considerada Arte por retratar mais fielmente todas as situações.
Branco e Preto, Bem e Mal, comportamentos Bipolares. Onde nos leva este raciocínio?
A civilização Ocidental, sobretudo a Europeia, viveu dois milhares de anos fundamentada em conclusões da religião católica: o Bem e o Mal. Isso construiu uma cultura fundamental de comportamentos. Afinal, tinhamos que nos afastar dos bárbaros do norte da Europa que invadiam e matavam por prazer.
Talvez aí a religião católica tenha ajudado a pacificar o mundo que hoje chamamos civilizado. Devemos-lhe esse único mérito - que foi totalmente em seu proveito próprio. Ainda assim, ajudou a pacificar, a estruturar e planificar a nossa vida em sociedade. Os «homens-de-bem» não são exactamente o Vaticano, antes pelo contrário, existem livremente entre nós e não professam outra religião que não seja o de amar o seu semelhante.
Os Comunistas também pensam assim - os «puros comunistas» - portanto, sempre houve gente boa entre nós, que pensam nos outros e tentam compartilhar em vez de acumular.
O mal deste tipo de ideologias é quando se tornam instituições tornam-se poderosas, controladoras e manipulativas. E o Poder corrompe - e o poder absoluto corrompe absolutamente! Mas porquê?
O Poder, a nível místico, é controlado sobretudo por 2 chakras humanos. O Chakra da Raiz, Muladhara, onde reside a Kundalini - chakra da sobrevivência da espécie -, e o 3º Chakra, Manipura, o centro do Ego e das relações entre pessoas - e também, por curiosidade, do amor-próprio.
Estes dois chakras conduziram esta evolução humana a uma visão Bipolar do mundo: entre o objectivo da sobrevivência e o seu sucesso pessoal. E foram, e estão a ser, usados em excessos.
A reacção comum das pessoas com enorme euforia e sucessiva depressão vem daí. Porque não abriram o Chakra 2, Svadhisthana, a Criatividade. O segundo chakra consegue conciliar a ligação entre os outros dois.
Contudo, nos dias que correm, vamos ter que passar ao 4º Chakra, Anahata - o planeta Terra exige-o à espécie humana. Até 2012 teremos que fazer a mudança de vibração para entrar no Chakra do coração.
Algumas pessoas pensaram que por um tipo de Meditação especial que pode fazer despoletar a subida da Kundalini e abrir todos os chakras isso lhes seria benéfico. Mas é um grande erro e pode conduzir à loucura. É proibido entre os misticos esse tipo de práticas meditativas e ninguém deve ensiná-las antes pelo menos a abertura do 4º Chakra, Anahata.
A incompreensão de Anahata ainda é flagrante porque a maioria dos praticantes pensa que o Chakra do Coração é o do amor pessoal e egoísta, e não podem estar mais errados.
Anahata é o canal de energia que está ligado à compaixão, ao amor incondicional, e uma ligação à Terra, à harmonia e à paz.
A Kundalini não deve ser acordada antes da abertura do 4º Chakra ou poderão incorrer em inúmeros riscos de insanidade. A abertura é súbita demais e volta de novo a fechar-se. Se Kundalini - a força espiritual inicial - que reside na base do Chakra Raiz não encontrar todos os outros chakras preparados para a abertura total, recolhe-se de novo, mas o mal já foi feito nos chakras superiores. A abertura da Terceira Visão e do Chakra da Coroa podem fazer grandes danos ao cérebro.
Portanto a todos os meus amigos Meditadores vai um conselho de um estudioso destas coisas. Vão com calma. A sabedoria só se atinge pelo Chakra do Coração, Anahata. Ninguém passa aos superiores sem passar pela correcta abertura deste. Está escrito por todos os místicos desde do antigo Egipto a Eliphas Levy.
Portanto quando sentirem grandes alterações do vosso humor diário, tentem concentrar-se e editar sobre o Chakra do Coração, e deixarem o vosso ego dormir.