segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mensagens Subliminares

Toda a gente se recorda da grande polémica em relação à publicidade nos finais de 70 acerca de mensagens de influência psicológica passadas através de sons inaudíveis ao ouvido humano - contudo bastante entendíveis pelo nosso subconsciente.
Isso foi proibido, primeiro nos EUA, e depois no Reino Unido, e a Europa acatou a regra como conceito globalizante.
Compreendeu-se dessa forma, algo subversiva, que a mente e a vontade das pessoas podia ser alterada sem o seu conhecimento próprio, e os seus desejos ser alterados por sugestão subliminar.
Foi uma discussão muito técnica, até porque os serviços secretos Russos da altura, e os Americanos é claro, trabalhavam afincadamente em projectos que incluia a afectação de influência massificada a multidões para os seus propósitos político-ideológicos. A técnica foi portanto interdita. Sabe Deus se foi... por lei, foi de facto.
Aliás, descobriram-se outras técnicas mais apelativas para o consumo e a publicidade que são audíveis, funcionais e viáveis, e que funcionam em absoluto pelo apelo ao ego humano e ao sexo - o que resulta extremamente bem a nível de consumo. Por essa mesma razão temos um excesso e a população mundial endividada e com a casa e bens penhorados. A super-produção acabou num deserto de acumulação sem fluxo distributivo. Mas há pessoas a morrer de fome em África e nós jogamos comida para o lixo! É um escândalo do egoismo humano. Juntou-se a fome à vontade de comer!
O tema de "controlar as mentes" não é novo. Desde Anton Mesmer em França no sec. XVIII - que demonstrava a histeria da Corte francesa - até ao célebre Grigory Rasputin na Rússia em XIX que controlou suas altezas reais Romanov, ao ponto de Alexandra Fedorovna ficar praticamente refém desse "mensageiro de Deus". Aliás, ele governava praticamente a Rússia. Foi preciso muita bala e muito veneno para o matarem. É curiosa a história da Rasputin, porque ele ingeria veneno em caso de ser envenenado, e quando principe lhe deu uma valente dose, teve que o matar à pistola com um carregador inteiro.
Com Mesmer, na Europa, a prática foi interrompida estupidamente sobre o estudo da hipnose - Mesmerismo, como chamavam na altura. Foi um erro total, o estudo da mente e da sua influência ainda apenas tinha começado. Partiu-se então para a simbologia do subconsciente com Freud, Jung e as várias escolas que daí saíram.
Mas a "influência subliminal" não foi esquecida, nem por políticos nem por "Markteers" (fazedores de mercado). Por absurdo, a política tornou-se também num Mercado.
Quando se considera algo com rentabilidade, entra no Mercado. A Politica dos dias que correm é um enorme mercado, porque decide sobre os mercados.
A minha preposição é esta sem ser um verbo infinitivo: terá toda esta crise actual sido criada a partir de influência subliminal?
Que se passou no planeta para além de um Flop bancário mundial - uma grande vigarice - que já aconteceu anteriormente e nunca conduziu o planeta ao desespero como hoje acontece?
Porque desceu tanto a confiança mundial. Afinal somos todos humanos e temos um sentido de solidariedade. Então, nesse caso, o que se está de facto a passar?