sábado, 21 de fevereiro de 2009

Madame La Viscontesse de Béausant


Era do domínio público, e quase anedóctico, que a Viscondessa de Béausant só era visível depois das cinco da tarde - tornou-se mais ou menos protocolar. Queria dizer que gente fina teria que recuperar dos seus excessos com brilhância pública, para se apresentar a nível social.
A antiga Camara dos Lords Franceses - que se chama de outra maneira mas agora não me ocorre - constituiram uma série de regras sociais que fomos todos seguindo como «boa educação».
Portugal seguiu - na minha geração - os termos educacionais franceses. É verdade, eu sei falar melhor francês do que inglês! A única piada é que os franceses eram bastante mais libertinos e menos peados que os britânicos. Isso criou uma conjuntura cultural totalmente diferente entre os dois países. Aliás, sempre se detestaram, por razões óbvias, tais como os duques da Normandia se constituirem como reis da Britânia. Guilherme II é um bom exemplo depois da batalha de Hastings.
Mas a Corte francesa era "flanant" e totalmente instituida nas "lições morais da Condessa de Ségur" e, sobretudo, a desacreditá-las. O que os franceses têm no seu melhor é pôr em prática aquilo que se chama a "contra-cultura". Por muito que pareça que os britânicos são exemplares a nível da lógica... os franceses são vastamente superiores. O sentimento e a inteligência conjugados são bastante mais úteis que a fria lógica. Comprovámos isso com os alemães na última guerra e a sua destituição de moralidade com o mundo civilizado.
Mas, Madame La Viscontesse de Béausant vinha a propósito do Carnaval e da maneira como ela se preparava para receber. Era uma criatura espectacular. Tudo à sua volta era algo inédito, desde o chá vindo da China até ao cachimbo de água com haxixe em ébano. O pormenor da atenção cuidava de tudo - e mais 100 criados é claro. O dinheiro paga tudo. Sobretudo a imagem.
Eu que sou um homem muito atento, tenho medo que tenhamos no nosso país uma Viscontesse de Beausant mascarada de... não posso dizer, senão sou processado.