terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Há dias um amigo meu estudante, ainda, perguntou-me qual seria o melhor utilizável livro de História da Filosofia para o seu exame de final de curso.
Eu, de facto, fiquei pensando seriamente sobre o assunto.
Para todos os outros aqui vai o meu conselho.
Existe no mercado traduzido em português de Portugal três obras fundamentais. A de Will Durant, a obra sob a direcção de François Châtelet, e a brilhante compilação de Nicola Abbagnano.
Claro que Will Durant num só calhamaço fica muito mais barato, mas tem um problema: o historiador comenta em rodapé os filósofos - o que é totalmente inaceitável, e faz considerações pessoais. Portanto para bolsas pobres, ignorem o rodapé a não ser para informação bibliográfica.
A obra de Chatelet está muito bem feita e é isenta mas, para mim, a melhor obra é de Nicola Abbagnano. Longa e cara, em muitíssimos tomos. Eu nem cheguei a comprar todos os livros porque ficava muito caro.
Mas é a minha opinião. E está traduzido em português. Não têm que ir ler em alemão ou inglês.