segunda-feira, 15 de setembro de 2008

No dia da abertura das aulas....


"The only thing that interferes with my learning is my education." (Albert Einstein)

Quando, após várias horas de leitura, caio em mim de novo, pergunto-me a mim mesmo o que foi que me fascinou tanto. A resposta é simples. Os resultados não me foram apresentados já feitos, mas a curiosidade científica foi suscitada pela apresentação de possibilidades contrastantes na concepção do assunto. Só depois foi feita a tentativa de esclarecer o objectivo pela explanação do argumento. A honestidade intelectual do autor faz-nos partilhar a luta interior no seu espirito. É isto que é a marca de um professor nato.
O conhecimento existe em duas formas - sem vida, arrumado nos livros, e vivo, na consciência do homem. A segunda forma de existência é, acima de tudo, a essencial; a primeira, ainda que indispensável, ocupa uma posição inferior. (Einstein, 1954)

Meus queridos jovens: Rejubilo-me por estar aqui hoje em frente a vocês, alegre juventude de uma terra afortunada e soalheira. Guardem bem na vossa cabeça que as coisas maravilhosas que vão aprender nas vossas escolas são o trabalho de muitas gerações, produzido com entusiástico esforço e trabalho infinito, em cada um de todos os países deste mundo. Tudo isto é colocado nas vossas mãos, como vossa herança, para que a possam honrar e acrescentar, e, um dia, passá-lo com esperança aos vossos filhos. Assim nós mortais ascendemos à imortalidade, nas coisas permanentes que criamos em comum. Se mantiverem isto sempre nas vossas cabeças, encontrarão um significado para a vida e para o trabalho, e terão a atitude correcta em relação às outras nações e às outras raças. (Albert Einstein, dirigindo-se a uma escola de jovens, 1934)