sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A Globalização da Pobreza e a Nova Ordem Mundial

Na sua nova e alargada edição do livro "The Globalization of Poverty and the New World Order", Chossudovsky esboça, em traços largos, os contornos da Nova Ordem Mundial que alimenta a pobreza humana e a destruição do ambiente, gera apartheid social, encoraja o racismo e as lutas étnicas e mina os direitos das mulheres. O resultado, como detalhadamente é apresentado, em exemplos de locais por todo o mundo, mostra assaz convincentemente o que é a globalização da pobreza.
Este livro é a combinação de uma lúcida explanação de factos com uma aguda crítica argumentativa, acerca das direcções para as quais se move o mundo da finança e da economia.
Nesta nova edição - que inclui dez novos capítulos e uma nova introdução - o autor revê as causas e consequências da fome na África Sub-Sahariana, o dramático desmantelamento dos mercados financeiros, o fim dos programas sociais do Estado e a devastação resultante da liberalização do comércio.
Como refere Michel Chossudovsky, todo um corpo não-democrático mundial "instalou-se casualmente em Geneve, empossado por leis internacionais com um mandato de 'políciar' o nível económico e as políticas sociais dos países". Ao ponto de quererem "revogar a Declaração Universal dos Direitos do Homem", dando "legitimidade a práticas que raiam a criminalidade (incluindo) as patentes de formas de vida humanas". John Pilger, New Statesman.

Michel Chossudovsky é Professor de Economia na Universidade de Ottawa e Director do Centro de Pesquisa sobre Globalização (CRG), anfitriã do aclamado website www.globalresearch.ca . É colaborador da Encyclopaedia Britannica. Os seus livros estão traduzidos em mais de 20 diferentes idiomas.
(Não sei se a tradução da Editorial Caminho já contempla esta nova edição)