sábado, 23 de agosto de 2008

TODOS OS SÍMBOLOS: Os Grandes Arcanos


A 'Tabula Smaragdina' de Hermes Trismegistos

São quatro os postulados básicos da Alquimia:
1. A unidade do princípio material (matéria prima primordial);
2. Evolução da matéria (todos os elementos são radioactivos, uns mais que outros, de forma que ao longo de milhões de anos, mesmo os átomos considerados estáveis, sofrem transmutações análogas à dos elementos instáveis);
3. Os elementos químicos representam estados de evolução (sendo o ouro o mais perfeito);
4. A transformação é o resultado de uma evolução natural ainda desconhecida do homem, a qual é possível reproduzir em laboratório, sendo este trabalho ao mesmo tempo espiritual e material (ora et labora = laboratório).

Segundo a filosofia alquímica e os princípios de magia, os sete metais planetários são os que mais acumulam spiritus de natureza análoga à influência planetária correspondente.
Eles representam um ritmo energético oscilante de acordo com a posição do astro a ele associado (é o biorritmo do metal).

Como o próprio Hahnemann (o pai da Homeopatia) comprovou, as coisas que são de alguma maneira semelhantes na natureza das suas vibrações características, têm afinidades entre si. Isto é conhecido como "Princípio das Correspondências ou Concordâncias". Os florais e a homeopatia baseiam-se em princípios elementares da alquimia herbácea, que compõe a 'Pequena Circulação', em contraposição à alquimia mineral ou 'Grande Circulação'. Em ambos os casos o princípio activo é a quintessência dos elementos impregnada num catalizador (água ou álcool).

A Alquimia é, antes de mais nada, um sistema de auto-transformação. O caminho é ao mesmo tempo espiritual e material. Existem duas vias para o pesquisador: a via húmida e a via seca (ou a do sábio e do filósofo). Uma é mais rápida que a outra; no entanto é muito mais arriscada.

(...)Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod est inferius, ad perpetranda miracula rei unius (...)
(Aquilo que está em baixo é igual aquilo que está em cima, e aquilo que está em cima é igual aquilo que está em baixo, para que se realize o milagre de uma só coisa) trad.pes.

Na recente teoria das cordas na Ciência Quântica que "introduz um quantum minimo de comprimento como nova constante fundamental da Natureza, tornando insustentável o conceito de uma génese a partir do BigBang" (Scientific American, junho 2004), indicaria a existência prévia de um Universo anterior ao 'BigBang', tendo o nosso universo passado por um ciclo de morte e renascimento.
A Ciência Quântica aproxima-se cada vez mais dos conceitos da Antiga Ciência Hermética de Hermes Trismegistos.

A Tabula Smaragdina, ou Lápide de Esmeralda, de Hermes Trismegistos, conta a lenda, era uma pedra de sepulcro coberta de inscrições, contendo a revelação da sabedoria ancestral dos Antigos. Por detrás dela foi encontrado o corpo intacto de Hermes Trismegistos.
Este relato lembra de imediato a placa de bronze do templo sepulcral de Christian Rosencreuz (o fundador da Ordem dos Rosa+Cruz) repleta de fórmulas da Sabedoria Universal, lápide por detrás da qual, em analogia perfeita com a Tabula, encontraram o corpo impoluto de Rosencreuz.

A primeira coisa que nos impressiona nesse testemunho dos Antigos é o facto de se tratar de uma lápide de esmeralda. A esmeralda é uma pedra preciosa de uma côr verde muito particular. As pedras preciosas, assim como os metais, possuem propriedades de acolher vibrações e radiações, concentrá-las e irradiá-las.

No entanto, nem todas as pedras ou todos os metais, possuem polaridades com as mesmas vibrações. Cada pedra e cada metal possui características específicas. Eis a razão pela qual, na antiga prática da Ciência Oculta, eram frequentemente utilizadas, e ainda hoje se procura activar certas radiações e neutralizar o efeito de outras.

Se bem que nehuma das Escolas Místicas o refira, salta aos olhos a coloração verde que está ligada ao Chakra do Coração, Anahata, o que poderia indiciar uma qualidade requerida para decifrar o texto na lápide ou, propositadamente, induzir-nos em erro.

Mas a cor, a força e a radiação, que se pode chamar de esmeralda, indica uma base, um princípio absoluto, um alicerce, sem o qual nada pode ser iniciado -- e mais não dizem!

Assim, a Lápide de Esmeralda, indica um princípio absoluto de Filosofia Hermética: é um Grande Arcano. Sem a resolução desse enigma a antiga sabedoria da Gnosis jamais poderá ser compreendida.

Assim acreditaram os sábios herméticos para durante tantos séculos terem dado continuidade à transmissão dessa "chave secreta" contida na Tabula Smaragdina, que a uns parece um simples devaneio filosófico e a outros desvenda um dos maiores segredos da transmutação da alma humana. O grande Físico, Matemático e Astrónomo, Sir Isaac Newton, tinha-a em grande consideração, e fez ele próprio a tradução a partir do texto original que manteve entre os seus haveres pessoais encontrados aquando da sua morte.

Eis o texto de Hermes Trismegistos contido na sua Tabula Smaragdina:
(Para os mais eruditos inclui o texto original em latim extraído de De Alchimia de Chrysogonus Polydorus, Nuremberga 1541)

«É verdade! É certo! É a verdade toda!

O que está em baixo é igual ao que está em cima
e o que está em cima é igual ao que está em baixo
a fim que os milagres do Uno se realizem.

E assim como todas as coisas
foram criadas pelo Uno, através de um mediador
assim também todas nasceram desse único casamento.

O seu Pai é o Sol; a sua Mãe a Lua.
O ar as teve em seu regaço. E a sua ama foi a Terra.

O Pai de todos os talismãs, é omnipresente no mundo.
O seu Poder permanece intacto, quando aplicado na Terra.

Separa com imenso amor, grande discernimento e grande sabedoria,
a terra do Fogo, o que é de textura delicada do que é duro,
denso e inanimado.

Da terra sobe aos Céus, e de lá desce novamente à terra,
e adquirirás o poder do que está em cima, e do que está em baixo.
Possuirás assim a glória do mundo todo e, por isso,
toda a treva fugirá de ti.

Essa é a mais poderosa Força de todas as forças,
porque vencerá tudo o que é brando,
e interpenetrará tudo o que é duro.

Assim o mundo é criado. E dele se originarão,
do mesmo modo, criações maravilhosas.

Por isso, eu fui chamado Hermes, o três vezes grande,
porque possuo os três aspectos da Doutrina da Sabedoria mundial.
Completo é o que disse sobre a preparação do ouro,
e a eficácia do Sol espiritual.»

(
Verum, sine mendacio, certum et verissimum: Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod est inferius, ad perpetranda miracula rei unius. Et sicut res omnes fuerunt ab uno, meditatione unius, sic omnes res natae ab hac una re, adaptatione. Pater eius est Sol. Mater eius est Luna. Portavit illud Ventus in ventre suo. Nutrix eius terra est. Pater omnis telesmi totius mundi est hic. Virtus eius integra est si versa fuerit in terram. Separabis terra ab igne, subtile ab spisso, suaviter, magno cum ingenio. Ascendit a terra in coelum, iterumque descendit in terram, et recipit vim superiorum et inferiorum. Sic habebis Gloriam totius mundi. Ideo fugiet a te omnis obscuritas. Haec est totius fortitudinis fortitudo fortis, quia vincet omnem rem subtilem, omnemque solidam penetrabit. Sic mundus creatus est. Hinc erunt adaptationes mirabiles, quarum modus est hic. Itaque vocatus sum Hermes Trsimegistus, habens tres partes philosophiae totius mundi. Completum est quod dixi de operatione Solis.)