quinta-feira, 7 de agosto de 2008

As Pedras de Poder



As pedras, os minerais e os cristais, além de servirem de enfeites para as nossas casas e de adornos para o nosso corpo, também têm o poder de equilibrar a energia dos humanos.
Dividem-se em brutos e lapidados. Os em bruto, limpam a energia da casa; os lapidados, como adornos, protegem aqueles que os usam.
Há milhares e milhares de anos que o Homem acredita nestas simples afirmações.
Para os místicos, esta atracção natural do ser humano pelas pedras tem outro valor e outra explicação para além do fascínio que elas exercem pela sua beleza. Atribuem-lhes caracteristicas femininas e masculinas, virtudes e propriedades, poderes estranhos e inexplicáveis, como se tivessem uma vida própria, invisível aos seres humanos pela sua aparente imutabilidade, pelo mistério do seu silêncio, pela indiferença da sua perfeição.
A ligação dos humanos às pedras vem de energias mais profundas, que falam uma mesma linguagem, silenciosa e universal, no âmago mais perfeito de toda a composição cósmica, a um nível transcendental e atómico, onde as formas não fazem diferenças, onde o Tempo não se conta em dias mas em éons, onde o entendimento é um plano global, do qual as pedras e os humanos participam inexoravelmente, e se completam.
Vejamos, portanto, algumas das principais pedras que são normalmente utilizadas para o equilibrio do sistema energético humano, nos seus corpos mais subtis.
O sistema de energia subtil humano é composto por uma rede de sete principais centros, designados por Chakras (rodas), nas culturas orientais, por onde se efectuam as trocas energéticas entre o corpo humano e o universo. Cada uma dessas "rodas", Chakras, tem uma vibração determinada, que lhe confere uma coloração específica, e está situada ao longo da coluna vertebral fisica do homem. A localização desses Chakras afecta o funcionamento de glândulas fisicas humanas e o seu bom funcionamento. Em caso de bloqueio de um dos Chakras, essa quebra energética pode afectar a saúde do corpo humano, pelo que é necessário restituir-lhe de novo o seu funcionamento e alinhá-lo com os restantes Chakras da cadeia.
Um dos meios que pode restituir de novo à cadeia de energia humana o seu tónus perfeito é com a utilização de determinadas pedras que, potenciando o mesmo nível de vibração dos centros de força, lhes confere a normalidade.

Hematite - É normalmente de cor cinzenta prateada ou metálica com algumas variedades vermelhas cor de ferrugem. Está ligada ao Chakra Base. É tida como uma boa pedra de cura porque fortifica o corpo e aumenta a resistência ao stress; ajuda a manter a clareza intelectual, a concentração e a memória; acalma a ansiedade e induz o sono.
Os Egípcios usavam a hematite em amuletos mágicos destinados a curar a loucura. A pedra está ligada a Marte, Deus da Guerra, e os romanos usavam-na em batalha, como protecção.

Cornalina - É uma pedra muito bela com tonalidades profundas de vermelho alaranjado. Os romanos usavam-na como sinete, ou em anéis de armas, para selar documentos importantes.
Esta pedra está ligada ao 2º Chakra, o Chakra do Baço, área de energias criativas e emoções puras. Ao ajudar a libertar estas energias, acredita-se que a Cornalina encoraja uma mais profunda apreciação do próprio corpo e uma maior ligação com os amigos e amantes. É usada para promover a alegria, a criatividade e a paixão. Combate a depressão e a perguiça.

Citrine - O nome deriva da palavra francesa 'citron' (limão). Está associada ao Plexus Solar (3º Chakra) produzindo stamina (capacidade de prolongar o esforço). Nos tempos antigos era usada contra o veneno de cascavéis e os maus pensamentos, como dispersante de energias negativas e para limpeza da 'aura' e eliminação de toxinas do organismo.

Quartzo Rosa - É uma pedra delicada que vai do rosa luminoso até ao semi-transparente, translúcido. O quartzo rosa é o símbolo do amor e da beleza, conhecido pela "pedra coração", está associado ao 4º Chakra, do mesmo nome. Equilibra as emoções, abre o coração e traz felicidade. Favorece todas as formas de amor, desde o amor-próprio ao amor maternal. Diz-se que emana "amor incondicional" e é suposto atrair para a nossa vida todos os aspectos positivos deste sentimento.

Ágata Laço Azul - É uma pedra encantadora de um azul pálido sombreada por redemoinhos que parecem nuvens. Está associada ao Chakra da Garganta, o 5º, e governa a expressão própria, a emissão do som como poder. Proporciona a tranquilidade e confiança na comunicação em tempos difíceis. O nome da pedra foi-lhe dado pelos Gregos do rio Dirillo, há milhares de anos atrás.

Sodalite -Mineral muito frágil e muito belo, é um componente do Lapis Lazuli, e está associado ao 6º Chakra, a Terceira Visão. Está relacionado com a hipófise e é responsável pela concentração, memória, imaginação e visualizações do indivíduo. Governa a glândula pituitária e a parte inferior do cérebro. Combate os distúrbios oculares, a desconcentração e as dores de cabeça.

Ametista - A ametista é a variedade violeta do quartzo, e a cor púrpura foi desde sempre considerada a cor real. O seu nome é composto pelo prefixo grego a, não, e a palavra grega methuskein, intoxicar, isto porque havia uma antiga crença de que a pedra teria o poder de proteger o seu dono contra a embriaguez.
Está ligada ao Chakra Coronal, 7º Chakra das Mil Pétalas. A ametista estimula a capacidade psíquica, a clareza e a inspiração. Aumenta a vontade, expande a consciência cósmica a ajuda a equilibrar desordens mentais, reforça todo o sistema endócrino e o sistema imunitário. Reduz a tensão e cura e previne as dores de cabeça.
Os assentos de contemplação dos Lamas Tibetanos estavam incrustados de ametistas.